domingo, 26 de abril de 2009

Economize sua água!

Algumas dicas para você evitar o desperdício de água:
--> Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba; ao tomar banho, feche o registro enquanto se ensaboa e só abra o chuveiro na hora do enxágüe. Evite banhos demorados.
--> Veja quantos litros você paga em cada torneira mal fechada:
- gotejando = 1.380 L/mês
- com abertura de 1mm = 62.640 L/mês
- com abertura de 2mm = 135.350 L/mês
--> Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar; ao lavar a louça, use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Depois, use água corrente somente para enxaguar.
--> Lave de uma vez toda a roupa acumulada; deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda aqui; ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água, que pode ser a mesma do molho, e mantenha a torneira do tanque fechada. Enxágüe também utilizando o balde.
--> Conserte as torneiras quebradas, pois pingando ela desperdiça 46 litros de água em um dia. Com abertura de 1 mililitro, o fiozinho de água escorrendo será responsável pela perda de 2068 litros de água em 24 horas. Não deixe a descarga do banheiro disparar ou agarrar.
--> Instale torneiras com aerador (“peneirinhas” ou “telinhas” na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.
--> Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo.

Programa de Educação Ambiental – Com esses simples gestos você economiza água, economiza dinheiro e ainda PRESERVA O MEIO AMBIENTE.

Nenhum comentário: