sábado, 16 de maio de 2009

Como nasce um paradigma

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro foi trocado e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."
Como diria meu amigo Albert Einstein: "É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito".

4 comentários:

Ítalo de Paula Pinto disse...

Mais um professor blogueiro de Barra Mansa. Parabéns pelo blog!

abraços.

Leandro Manes Duque disse...

Muito bom este texto.
Precisamos de mais EDUCAÇÃO.
E a educação de mais ATENÇÃO.
Atenção das autoridades que perderam o rumo.
Na verdade... precisamos é de uma REVOLUÇÃO!
REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO!

Unknown disse...

Meu caro professor
Adorei o texto!!!!!
Fico feliz em saber que tens gosto por sua profissão e luta pelo
o que acredita. Muitos são professores apenas pelo dinheiro, que nem é tanto assim, eu achava que tu eras um deles, porém folgo em saber que eu estava errada. Tenho orgulho em ser sua aluna..............
Bom!!!! não vou dizer quem sou....
Porém lhe darei algumas dicas:
Sou de Resende - do ensino médio - E poderias parar de repetir o que eu falo.......
Bjuxxxx

ML disse...

Oi Rafael, tudo bem? Eu vi que você comentou no dia 09 de março neste link http://projetoenem2014.blogspot.com.br/2014/02/apostilas-bernoulli-colecao-completa.html sobre as apostilas que estavam disponibilizadas lá, mas não estão mais. Queria saber se vc conseguiu baixar e se poderia me enviar por email: mlgcesario@gmail.com muito obrigada. Att, Leticia.